Uma ferramenta que pode ser usada na construção da Matriz SWOT, o Mapeamento de processos é uma ferramenta poderosa quando o assunto é identificar pontos fortes e fracos da organização. Após ter sido executado, identifica e auxilia na resolução de problemas futuros, ou na sua mitigação.
Dentre as muitas vantagens de se realizar o Mapeamento de Processos, há o acompanhamento em tempo real, e o registro preciso de tempo parado ou em trânsito. Dessa forma, é mais simples identificar onde estão acontecendo desperdícios. Imagine um determinado processo que tramita entre vários coloboradores, e acaba ocorrendo atrasos… Se não houvesse o controle, não seria possível identificar aqueles que estão causando desperdícios.
Por outro lado, essa ferramenta de Gestão permite que seja atribuida a devida responsabilidade em cada etapa a cada responsável. O grau de comprometimento e responsabilidade de todos os envolvidos é alto, pois estão todos sujeitos ao monitoramento e controle. Há certas desvantagens quanto à insatisfação de alguns colaboradores que não se sentem à vontade, mas aqueles que se empenham mais acabam gostando, principalmente, em equipes de vendas, onde envolve comissão e recompensa.
Outro aspecto interessante é quanto ao controle de novos processos adotados e o andamento de suas etapas, a fim de se saber se tudo está correndo bem. De fato, trata-se de uma ferramenta muito eficiente para a Gestão, principalmente, no que diz respeito a controle de qualidade, sistema de recompensas, equilíbrio onde há desperdícios e até mesmo punições, em casos específicos que o colaborador age de forma contrária aos preceitos e normas organizacionais.
Mentor de Milhas Aéreas e Consumo Inteligente
(41) 99720-5914
Consultor em Planejamento e Implementação de Estratégia Digital
(61) 99171-7800