Matriz SWOT: Oportunidades. Um novo mercado e uma nova forma de fazer negócios
Como temos visto, nos 03 artigos anterios que fizemos, a Matriz SWOT é uma ferramenta de análise estratégica usada para identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades (das quais falaremos) e Ameaças (assunto do próximo artigo) de uma organização.
Antes de iniciarmos, é importante destacar que todo o processo de Consultoria da 3W leva em consideração a abordagem multidisciplinar, como método de integração e “união” considerando áreas do conhecimento humano, com foco no cenário Digital, como:
- Administração;
- Marketing e Mercado Digital;
- Economia;
- Estatística / Ciências de Dados;
- Educação e Pedagogia;
- Cultura;
- Psicologia do consumidor;
- Comportamento do Consumidor;
- Jornada de Consumo;
- Sociologia do Consumidor;
- Políticas públicas;
- Globalização;
- Globalismo;
- E a Agenda 2030 – ODS 12 – Produção e consumo conscientes;
Sabemos que tais áreas do conhecimento, por si sós, ou seja, de forma isolada, nunca conseguiram dar resoluções definitivas a problemas de gestão de organização de qualquer negócio. Todavia, quando olhamos tais disciplinas, não mais como concorrentes umas das outras, mas como pequenas peças de um quebra-cabeça, que quando unidas, formam uma linda imagem de um quadro no qual o mundo foi formado em harmonia e paz.
Falamos de uma nova visão, um novo modo de raciocinar. de braços abertos para uma nova ordem, cujas diretrizes, critérios e princípios são superiores e surge em nossos corações como um novo Sol, com um forte brilho, iluminando a mente com justiça, equidade, paz e amor. Tudo isso vem de Deus, e vemos, agora, como toda a terra está cheia de sua glória.
Das Oportunidades
Oportunidades na Matriz SWOT: O que são e como potencializá-las
Oportunidade: antigamente, a palavra era relacionada a crença sobre os ventos mediterrâneos que ajudavam os barcos à vela a partirem ou chegarem de algum porto. O romanos possuíam um deus chamado “Portunus”, vindo de “Portus”. Tal nome se relacionava à passagem ou porto. Em ambos, a ideia de porto e porta estão relacionados. O fato é que uma oportunidade para algo é o acesso a uma passagem que nem todos têm acesso, afinal, nem todos são levados por ventos favoráveis, também acham passagens que lhes dão acesso a um aposento ou lugar de descanso.
Já falamos aqui sobre embarcações e fizemos uma breve alegoria com estas e as organizações. Se fosse falar sobre os ventos, e uma alegoria aos dias que estamos vivendo, eu pensaria que o mundo é como o oceano, e sobre a água, muitas embarcações, uma de partida, outras de chegada, outras à deriva, outras afundando. As embarcações são as empresas e organizações. Os ventos continuam a soprar, ora para um lado, ora para o outro, e tenho plena convicção que de que todas as coisas estão cooperando para o bem dos que buscam o bem, mas para o fim dos que buscam apenas interesses próprios.
As oportunidades são condições externas positivas que proporcionam vantagem àqueles que estão aptos a aproveitá-las. Citaremos alguns exemplos, contudo, para todas as organizações dispostas a servir o cliente como sua própria razão de ser, as oportunidades são sem número:
- Expandir no novo mercado;
O novo mercado não se resume ao Digital. Não se trata apenas de novas ferramentas, mas de uma nova forma de pensar e de agir. Na verdade, há crenas, valores e princípios que norteiam esse novo normal, e essa não é uma expressão nova, pelo menos não para aqueles que estão atentos a todos os movimentos que estão acontecendo. Expandir, ou mesmo emergir no novo mercado requer muito mais do que lidar com tecnologia, afinal, a I.A, sistemas de robótica e toda forma de automação depende da pré configuração humana. Está disponível para todos, mas seus segredos não. E não me refiro a segredos místicos, mas de uma configuração específica de funcionamento que tende a favorecer uns em detrimento de outros.
Todavia, se todas estas ferramentas estão à disposição, seus segredos também estão expostos, e refiro-me a detalhes entrelinhas que podem ser compreendidos, se olhamos com cuidado, senso crítico, discernimento e Sabedoria. E veja que Sabedoria escrita com a inicial em caixa-alta a torna única e própria. Como falamos nos artigos anteriores, vivemos um tempo de mudança, de renovação de raciocínio e de transformação. Não é a transformação Digital, mas a de mentalidade. O mercado está em mudança porque os consumidores estão mudando, e as empresas também. Vivemos uma disrupção causabado pela ruptura de um modelo que está fracassando por causa de uma sistemática destrutiva e egoísta.
O novo mercado requer relações mais transparentes, produção e consumo consciente, honestidade e compromisso para com aqueles aos quais prometemos servir. - Aumento da demanda por produtos/serviços sustentáveis;
Muita gente fala em sustentabilidade, mas poucos se perguntam o que realmente é. O mundo todo foi construído sobre bases que são, comprovadamente, insustentáveis. Os fundamentos do mundo contradizem a lógica formal do mercado constituído pelo velho homem que tenta se sustentar em valores e princípios torcidos. Olhamos para tudo o que está acontecendo, e só podemos concluir uma coisa: os fundamentos deste velho mundo estão expostos (ainda que muitos não consigam observar), e agora, a palavra da vez é a sustentabilidade. Ora, mas que sustentabilidade?
O que poderia dar sustentação, se não houvesse uma reforma e uma nova ordem? Sim, precisamos de uma nova ordem e do estabelecimento de um compromisso inabalável, contudo, para que se estabeleça o inabalável, o que pode ser abalado precisa desaparecer.
Nós da 3W Consultoria nos aproveitamos do ambiente Digital para usar implementar nossa Estratégia nas organizações que acreditam na necessidade de voltar atrás e fazer tudo diferente, novamente. E em favor daqueleas que estão nascendo agora, já iluminadas pelo sol da justiça e do novo modo de pensar. - Aprovação de leis e regulações que favoreçam o setor, ou revogação de outras que eram desfavoráveis;
Note tudo o que está acontecendo no mundo. Veja quantas quebras de paradigmas, quantos sistemas caindo, quantas moedas derretendo e quantos valores, crenças e princípios sendo postos à prova. Novos modelos de constituições, e discussões a respeito de muitos eventos. Em 2015 foi pactuada a Agenda 2030 com 17 objetivos e quase 200 metas.
Basta observar o esforço de empresas, governos e sociedades civis e toda forma de organização. Todos estão se esforçando, de alguma maneira para alterar os rumos de um sistema fracassado. Sim, muitas leis mudarão, umas surgirão, outras serão revogadas, e o mundo sofrerá uma drástica mudança. No entanto, não será por meio de esforço humano, afinal, todo este sistema foi construído sobre fundamentos e esperanças que, agora, se demonstram comprometidos. A verdade, é que o ser humano não é capaz de resolver problemas, porque fundamenta suas crenças e pressupostos em raciocínios nulos e vãos. Certamente, tudo o que está acontecendo e todas as decisões que estão sendo tomadas são direcionadas a uma finalidade, e só que é capaz de vê-las e compreendê-las será favorecido. Os olhos que conseguem ver e perceber, os ouvidos que podem ouvir e o coração guardar, ambos foram feitos por Deus. - Ferramentas tecnológicas que auxiliem a execução de certas tarefas;
- Demandas novas cujo conhecimento seja estratégico de produtos ou serviços que a empresa forneça, ou venha a fornecer;
- Mudança na forma como a economia global se comporta;
- A queda de um sistema. A insustentabilidade financeira e monetária mundial. O fim e o começoo de um ciclo.