Após identificar fraquezas, vamos partir para a identificação dos pontos fortes. Nosso intuito é traçar a Matriz SWOT, e não estamos agindo de modo convencional.
- A fim de listar forças e potencializá-las, siga estes passos:
Analise como as forças podem ser usadas para explorar oportunidades e como podem ajudar a minimizar as ameaças.
Analise, de forma estratégica, e atue, pontualmente, a fim de impedir que as fraquezas atrapalhem o aproveitamento das oportunidades, ou venham a aumentar as ameaças.
Já começamos a fazer isso, quando introduzimos o conceito de estrutura organizacional, fazendo uma abordagem mais resumida do todo, e partimos para a análise interna, iniciando pela identificação da principal fraqueza de uma empresa, más pessoas em sua estrutura. executamos uma avaliação de desempenho, e identificamos as frutas podres do cesto. Em seguida, Mapeamos processos e competências, para compor uma estrutura organizacional adequada.Agora, poderemos listar nossas forças, e criar oportunidades de explorar outras novas, tendo procedido com a mitigação de fraquezas e clareado a visão de como isso nos ajudou a fechar brechas organizacionais. A intenção é, com base nesses dados, criar eficientes planos de ação estratégicos para cada setor organizacional. O que fizemos até agora, como dito, anteriormente, consistiu na análise interna da organização, onde começamos a idenficar e eliminar fraquezes. Começamos a traçar a estratégia de blindagem de defesa, para usar nossas armas, ao final da análise das forças. Agora é o momento de identificá-las e potencializá-las.
Como é de costume, analisaremos as forças com base no método de abordagem multidisciplinar e integrada de áreas de conhecimento. Essa Estratégia é eficaz, principalmente no que diz respeito ao fomento da União organizacional, evidenciando o valor de cada setor, isoladamente, e de como a soma dessas partes podem contribuir para um todo organizacional hamônico e unido. A União faz a força, contudo, a desunião, a “FORCA”.
Forças:
- Recursos Financeiros Robustos:
A respeito dessa força, temos algumas observações pontuais sobre como lidar com ela, afinal, é uma boa arma, mas devemos racionalizar seu uso. Uma empresa com uma sólida posição financeira tem a capacidade de investir em novas tecnologias, marketing e expansão. Recursos financeiros robustos permitem que a empresa suporte períodos de crise econômica e aproveite oportunidades de investimento rapidamente.
Contudo, ao observar o cenário econômico, se contemplamos inflação, má gestão de recursos públicos, políticas de crédito descontroladas e alterações de leis, principalmente, no que diz respeito às trabalhistas, é interessante cogitar estratégias de investimento em tecnologias que ajudem a empresa em um momento no qual a liquidez pode se tornar um risco. Ou seja, quando o dinheiro começa a se tornar papel podre, a organização deve pensar em formas de investi-lo em ativos que a coloquem em posição de vantagem e maior estabilidade, diante de cenários inflacionários. Por isso, o próximo ponto a ser abordado é a chave para manter a primeira foça “válida”.
Tecnologias Avançadas
Ao falar, no tópico anterior sobre a vantagem e o risco de ter recursos financeiros robustos, fiz mença à tecnologia, pois essa é a alternativa mais viável a ser adotada em momentos de crise financeira Global, como a que estamos vivendo desde 2020. Com a inflação consumido o poder de compra de moedas, reconhecidamente fortes, ao longo da história, a exemplo do dólar e do Iene (moeda japonesa), notamos que estatmos à beira de um colapso financeiro. Assim, analisando como a disputa por Taiwan, a escassez de recursos básicos para fabricação de processadores, crise energética, dentre outros fatores, nada mais sóbrio do que investir em tecnologia, principalmente, hardware. Ora, queremos um desenvolvimento sustentável, onde emprego, empresas e governos estejam caminhando para um mesmo sentido, no entanto, no caso do Brasil (o foco), o que estamos presenciando é a impressão descontrolada de papel moeda, tanto por conta dos déficits quanto por conta de créditos que tentam empurrar a bolha para frente, por mais algum tempo. Todavia, apesar da preocupação com a manutenção de empregos, as empresas devem se preparar para uma eventual ação de enxugamento, afinal, temos outro cenário preocupante, que trata de leis trabalhistas mais rígidas, aumentos de salários paliativos, a fim de camuflar a inflação e o aumento da onerosidade com folha de pagamentos, para empresas que dependem de mão de obra humana.
O que gostaríamos de ressaltar aqui, não é, apenas, que as empresas estejam prepardas para demitir sem sofrer o dano com a perda de produtividade, mas também o ganho no poder de competir e proporcionar aos seus colaboradores que tenham contato e se profissionalizem no manejo adequado de novas tecnologias, e a organização disponha de pessoas menos atarefadas com trabalhos repetitivos e possam se tornar mais proativas em relação a questões estratégicas. Certamente, antes de idealizar este cenário, as frutas podres já devem estar fora, abrindo espaços para que pessoas engajadas com o bem dos clientes, dos colegas e da organização possam potencializar as tecnologias, pois apesar de serem uma excelente ferramenta que possibilita uma organização mais leve, se bem manuseadas, alavancam com muita energia qualuqer organização. Vamos comparar uma organização que substitua pessoas por máquinas a uma embarcação muito leve que, ainda que se rompa o casco, vai flutuar, a uma que mantem seus bons colaboradores, e por meio de múltiplas estratégias, consiga navegar com motores potentes, e recursos eficazes de bombear água pra fora, caso essa embarcação mais pesada venha a sofrer um dano.
O ponto chave é: Uma empresa que invista em tecnologia e possua um corpo de colaboradores eficiente poderá, facilmente, atacar em várias frentes. E, pensando pelo lado de valorização, sabemos que está cada vez mais difícil mão de obra bem disposta ao trabalho, e que seja proativa.
Marca reconhecida e valorizada
Levando-se em consideração que a organização tenha se adaptadao bem ao novo layout do quadro de colaboradores, e que aproveite sua robustez financeiro na aquisição de novas tecnologias, ela será capaz, como mencionado nas linhas anteriores, de atacar em várias frentes, tendo tecnologia e pessoal capacitado. Sendo assim, se sua marca é reconhecida e sólida, ela será capaz de realizar uma diversificação de produtos/serviços que exijam novos talentos e tecnologias à frente de cada novo lançamento. Neste ponto, a organização está se valendo de pontos chaves como:
a) Corpo de colaboradores bem animado, coeso e unido;
b) Capacidade de investimento;
c) Aquisição de novas tecnologias;
d) Marca reconhecida e sólida que lhe permite lançar novos produtos/serviços ancorados em um bom nome e reputação.Até aqui, as forças apresentadas estão alinhadas e seguindo uma sequências lógica de desenvolvimento sustentável, ou seja, a expansão que associa valorização de bons colaboradores, mitigação de fraquezas na identificação de frutas podres que foram lançadas fora do cesto, caixa positivo, investimento em tecnologia sem ocasionar desempregos e o uso da marca como forma de diversificar e crescer, a fim de alocar mão de obra que venha a se tornar osciosa, com a aquisição de tecnologia de ponta.
Rede de distribuição e presença. Ganho de mercado com o sistema de Marketing de afiliado
Façamos uma análise bem sóbria. Até aqui, projetamos uma organização unida, comprometida com o bem do cliente, dos colaboradores e da própria empresa. Saúde financeira em dia, investimentos tecnológicos sustentáveis a fim de aproveitar bons profissionais em novas linhas de produtos e serviços, uma vez que como um dos pontos fortes, a organização conta com marca reconhecida e sólida. Até aqui, contemplo um ecossistema propício à exploração do Marketing de Afiliados.- Mas o que é, e como esse sistema poderia ser vantajoso, segundo a linha que estamos seguindo?
Apesar de não ser o foco, neste primeiro momento, afinal, essa seria uma Estratégia de mercado decorrente da análise da Matriz, cabe pincelar este tema, a fim de que se torne mais clara e prática a forma como viabilizamos melhores cenários empresariais, ao fazer o bom uso dessa ferramenta, a Matriz SWOT. O Marketing de Afiliados é uma forma de Marketing na qual clientes são envolvidos com as empresas em uma relação de ganha-ganha. Como estamos considerando um exemplo no qual há credibilidade da marca aos olhos dos clientes, e que isso, por si só, promove uma espécie de propaganda boca a boca, nada mais conveniente e oportuno do que o uso do Marketing de Afiliados como um motor propulsor de vendas. Esse sistema consiste em remunerar indicações com uma participação de ganhos, em forma de comissão. Essa sistemática já vem sendo, amplamente adotada por grandes empresas que se consolidaram no mercado convenciona, mas, principalmente, no digital, como a Amazon, Hotmart, WordPress e muitas outras.Perceba que as empresas que implementam esse modelo, não só incentivam seus clientes a promoverem sua marca, como geram renda àqueles que, muitas vezes, buscam o sustento neste modelo de negócios. Nós, da 3W Consultoria, acreditamos que essa forma de distribuir produtos é o futuro, contudo, ainda são praticadas comissões muito abaixo do esperado. Enxergamos à médio prazo um aumento de comissionamento, e até mesmo na forma de se fazer propaganda, já que parte do orçamento que seria direcionado aos meios convencionais de mídia são poupados pela foça desse sistema tão eficiente.
Gestão eficiente
O bom líder é como um bom pastor de ovelhas, afinal, equipes de setores, e até mesmo todos os setores juntos esperam do líder uma conduta e um modo de agir exemplar. Primeiramente, o bom líder tem o costume de acompanhar de perto, e saber o estado em que se encontra cada um de seus liderados. Empatia, compaixão e, acima de tudo, a disposição em servir estão sempre norteando a conduta de um guia e líder. Um bom gestor é líder, e ele deve se colocar em lugar de seus colaboradores, tanto em relação a compreender suas dificuldades no trabalho, como as que enfrenta em seu dia a dia, em casa, com sua família. Para que o gestor compreenda a falta de um colaborador por motivo de saúde da família (um filho ou esposa, por exemplo) ele mesmo deve lembrar de que passa por situações assim.
O líder erra, e, geralmente, teve uma trajetória cheia de quedas e recomeços. Para que se torne um bom gestor, é importante que ele aprenda com suas experiências, a fim de compartilhar conhecimento, e, acima de tudo, se compadecer daqueles que cometem erro por ignorância, e não dolo. Não há líder que não sirva aos seus liderados. Se um gestor não estiver disposto a transmitir tudo quanto os seus liderados precisam para desempenhar seus papéis, de modo cada vez mais proveitoso, certamente, o desempenho de sua equipe será, cada vez, mais deficiente.
Lider, pastor e guia
O gestor depende dos resultados de sua equipe. Sua equipe depende da capacidade de gerir do seu líder. O gestor, além de ensinar conhecimentos, deve se preocupar em conhecer o estado de cadaa membro de sua equipe. Limitações, pontos fortes… Habilidades, Competências e Atitudes (voltando ao nosso conhecido CHA, da Administração). O gestor deve ter em mente que a Estratégia dele consiste em fortalecer pontos fracos e evitar expô-los, ao tempo que precisa usar habilidades e competências na hora oportuna e conveniente. Se ele proceder assim, conseguirar adaptar sua equipe, de modo dinâmico, e eficaz, conduzindo seu “rebanho” a verdes pastos e água fresca, em segurança, sempre. Um rebanho bem alimentado lhe renderá abundância e fartura, e a gordura resultante do pouco esforço e alcance de objetivos subirá à presença de Deus com o cheiro agradável, como a figura de que ali naquele time há um líder instituído que cuida dos seus liderados e que transborda de bons resultados. Fortaleça sua equipe, e, certamente, você se firmará na liderança.
Pesquisa e Desenvolvimento Inovadores
Pesquisar: buscar, indagar por uma solução. Desenvolver: desenrolar, permitir que apareça algo que estava escondido, oculto. Pesquisa e desenvolvimento nos remete a algo sagrado, à prática de virtudes como a insatisfação com uma condição que se apresenta sem solução. Toda organização deve ter este propósito, a saber, a indagação e busca contínua pelo desenrolar de um novo horizonte, novas perspectivas que existem, mas permanecem ocultas aos olhos de todos os que ainda estão presos à antiga maneira de raciocinar e agir.
Excelência e qualidade nas práticas Operacionais
Boas práticas decorrem do bem maior. Decorre do bom ânimo de servir ao cliente como se nós fôssemos estes clientes. Procedendo assim, não estamos servindo a nossos próprios pares, que estão ao nosso redor na organização? Sim. E tendo o “todo” organizacional o mesmo ânimo, todos são beneficiados com o fruto do trabalho de todos, e, dessa forma, toda a empresa cresce. A excelência operacional decorre de uma cadeia de ações desencadeada de forma harmônica e uniforme. Cada parte dessa cadeia tem sua função, e todos trabalham com um mesmo pensamento: Se busco o bem maior, o bem de todos, como estou encaixado nesse “corpo”, certamente, busco meu próprio bem.
Alta Satisfação do Cliente:
Muito se fala em fidelização dos clientes, mas quais são as organizações que estão sendo fiéis ao seu compromisso de servir aos clientes, atendendo suas necessidades e ouvindo aqulilo que dizem?
Toda organização que tem o objetivo principal de servir seus clientes, alcança a satisfação destes, ou seja, a fidelização através de um compromisso mútuo. Cada colaborador, desde o que estão na ponta, no operacional, aos gestores, todos precisam cooperar uns com os outros, como um corpo que é edificado.
Reputação Sólida no Mercado:
Reputação: qualidade de quem é medido, a respeito de quem se reflete. Solidez é a qualidade daquele que é completo, inteiro. Assim, ter reputação sólida, no seu sentido original remete a ideia de algo que recebe avaliação como aquilo que é completo, não lhe faltando nada. Ora, se uma organização tem a reputação sólida no mercado, significa dizer que o seu todo é bem organizado, com todas as suas partes bem ajustadas e no devido lugar, cooperando, sempre para que o todo organizacional cumpra sua missão fim que é servir aos seus clientes
O Sol da Justiça: o Florescer da Figueira
Ao longo deste artigo, falamos sobre as características que qualificam os pontos de uma organização como fortes. Percebemos de que toda organização precisa servir ao cliente, e que ela mesmo depende de fatores internos, na figura de seus colaboradores, e que tenham um mesmo pensamento, um ânimo que transborde para com o êxito de todos os outros. Partiremos, agora, para a análise das oportunidades. Assim, analisaremos sob a mesma perspectiva os fatores externos analisados na Matriz SWOT. Notamos que a “pesquisa” e o “desenvolvimento” da 3W Consultoria consiste em buscar e indagar, constantemente sobre o desenrolar e a revelação de soluções ocultas pelas barreiras impostas pelo velho homem, sob a permissão de Deus, nosso único guia e motivador de nossas ações, até o tempo oportuno, onde já vemos nascer uma nova luz, um novo sol, um novo mundo, uma nova ordem e um novo tempo que enche nossos corações de esperança, porquanto sabemos que não estamos sós, nesse nossso modo de pensar e concluir as coisas, e que a humanidade está prestes a ser abençoada com paz e compreensão de que este novo tempo é a figura de uma figueira que floresce a seu tempo e que serve para sombra e suas folhas para a cura das nações. Ao Todo Poderoso e Único Deus Soberano, seja a Glória, Louvor, e Reino, pelos Séculos dos Séculos, Amém! Amém! Amém!
Continua…